Sunday, March 26, 2006

Ursula rocks @ Lux

provider: Ursula Rucker
spot: LUX
time: 2330
dose: 120 mins

Ursula Rucker pela n-ésima vez em Portugal, mas desta vez comigo presente na audiência. Veio apresentar o seu ultimo trabalho, "Ma'at mama" editado em Fevereiro pela !K7, e os passados "Supa Sista", "Silver or Lead" de 2001 e 2003 respectivamente.

Habituada e agradada com as suas passagens por Portugal, esta pelo Lux contou com um palco com um triângulo composto por uma baterista, um guitarrista e Ursula. Do vértice da guitarra tínhamos uma sonoridade eléctrica com distorções e aplicativos que lembraram teclas. Do vértice da bateria contava-se compassos fortes e com uma maquinaria de sampling e loops. No vértice da frente Ursula Rucker debitava dbs de poesia numa voz limpa e clara nas palavras.

Viu quem foi um - a disco do lux esteve lotada - um espectáculo belo de palavras encadeadas em redor de amor, política, educação. Ursula preocupa-se em transmitir a feminilidade e a sua consciência social nas letras que escreve, e nas composições que apresentou, toda a sonoridade acompanhou e elevou o ambiente para o estado tal de compreensão da indignação contra o status quo de tanto o que está menos bem no mundo. E como K-OS ou outros artistas norte-americanos como N.E.R.D, não esquece a política externa de Bush.

A sonoridade essa vai desde a calma aparente característica de Nina Simone que é aliás uma das influencias denunciadas de Ursula, à raiva mesurada em rifts e bateria fortes como as de Rage Against The Machine de Tom Morello e Brad Wilk, ainda que num formato menos arrojado. A intenção é mesmo envolver as palavras nos sentimentos que transmitem, e embrulhar a audiência com a mesma vontade.

Foi um grande concerto, daqueles em que simplesmente se vai ouvir! Sim porque na generalidade dizemos que vamos ver um concerto, mas nesse dia 16/03/06 foi simplesmente sentar-me de costas para o palco no "1º piso" da disco, olhar para o rio e ponte Vasco da Gama, e ouvir as palavras e musicas que Ursula fez questão de rockar no sistema de som do Lux o corpo e mente de todos os presentes.

E quem foi presenteado com 4 encores...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home